Fatores que influenciam a avaliação de uma empresa

Fatores que influenciam a avaliação de uma empresa
Blog / Literacia Financeira

Fatores que influenciam a avaliação de uma empresa

O primeiro fator a ter em mente, sobre a avaliação de uma empresa, é que existem metodologias diferentes. Alguns métodos podem atribuir uma valorização tendo em vista o lucro da empresa, enquanto outros podem enfatizar o valor de mercado com base em vendas de ativos semelhantes.

A avaliação de uma empresa poderá variar dependendo de quem conduz a avaliação e do método que é adotado para a realização da mesma.

Não obstante, ao avaliar uma empresa, os seguintes fatores devem ser tomados em consideração.

Dez fatores com impacto na avaliação de uma empresa:

1. Perspetiva de crescimento: Este fator tem em consideração o potencial de crescimento futuro da empresa. Do ponto de vista da avaliação, podemos considerar as perspetivas de crescimento da empresa independentes da indústria e do setor em que se insere, apenas com base no seu potencial único. Ou, se um modelo de negócio com elevado potencial de crescimento se encontra inserido numa indústria igualmente com elevado potencial de crescimento, o potencial de crescimento pode ser exponencial.

2. Histórico: O desempenho financeiro histórico de uma empresa, incluindo lucros e perdas, pode indicar o seu valor futuro. Este é um fator que muito investidores têm em consideração quando procuram investir numa empresa.

3. Comparação de mercado: Uma maneira de estimar o valor de uma empresa é realizada através da comparação com outras vendas recentes de empresas semelhantes no mesmo setor. Esta abordagem considera fatores tais como os múltiplos de transação associados, comprador estratégico ou financeiro e o valor total da transação.

4. Localização: A localização da empresa é um fator que pode influenciar a sua avaliação. Se tiver um modelo de negócio fantástico e uma ideia extremamente inovadora, ambas poderão significar pouco se estiver num local com pouco potencial de crescimento ou pouco atrativo. Em oposição, se a sua empresa estiver localizada numa área mais vantajosa e atrativa, isso poderá ser uma mais-valia significativa.

5. Diversificação: A diversificação de clientes, por exemplo, pode ser um fator significativo na avaliação de uma empresa. Se uma empresa é bem-sucedida, mas tem apenas alguns clientes-chave, isto prejudicará o valor da empresa porque perder um cliente poderá trazer resultados desastrosos. Ou seja, uma carteira de clientes diversificada é uma vantagem. Do mesmo modo, a diversificação do produto e de mercado podem ser fatores preponderantes na avaliação. Supondo que uma empresa vende apenas um produto, ou apela a um público específico, neste caso, a sua valorização será inferior a uma empresa que vende vários produtos e alcança um mercado mais amplo e diversificado.

6. Gestão e Pessoal: Uma mão-de-obra qualificada e uma equipa de gestão com resultados e fiável terá um impacto positivo na avaliação de uma empresa.

7. Reputação: A reputação e a relação da empresa com os seus concorrentes podem ser fatores em consideração, embora, atribuir um valor a este ativo seja um desafio. Uma reputação positiva pode aumentar significativamente a avaliação de uma empresa, enquanto uma reputação negativa pode prejudicar a sua avaliação e reduzir as suas hipóteses de sucesso durante a venda.

8. Ativos intangíveis: Alguns bens não são físicos, mas podem ser avaliados. Estes podem incluir software, bases de dados, patentes, marcas registadas e goodwill.

9. Ambiente empresarial: Os fatores externos influenciam o sucesso de uma empresa e também devem ser considerados durante a sua avaliação. Por exemplo, uma empresa pode estar localizada numa área com menos concorrentes, aumentando assim o seu valor.

10. Avaliação de riscos: O risco associado a um determinado negócio também deve ser considerado. Por exemplo, o montante da dívida detida pela empresa, ou qualquer passivo contingente que possa ter impacto nos lucros, afetará negativamente a avaliação da empresa.

Conclusão:

Não existe uma abordagem única para calcular o valor de uma empresa.

Os fatores apresentados são os mais utilizados e devem ser todos tidos em consideração, pois o seu impacto é direto na avaliação de uma empresa.

O sucesso da sua empresa é determinado pela forma como são geridos estes fatores e pela tomada de decisões informadas e precisas. Na gestão futura da sua empresa, lembre-se da importância de compreender o valor da sua empresa e trabalhe arduamente para garantir que esta continua a ser um ativo valioso. Uma avaliação realizada por um profissional irá garantir que recebe uma avaliação objetiva e adapta ao futuro do seu negócio.

Boa sorte!

Faça agora uma simulação gratuita do seu negócio, para saber quanto vale a sua empresa: