Os erros mais comuns na avaliação da sua empresa

Os erros mais comuns na avaliação da sua empresa
Blog / Literacia Financeira

Os erros mais comuns na avaliação da sua empresa

Para realizar a venda da sua empresa com sucesso, para obter um empréstimo bancário, para apurar o justo valor do seu património de forma a planear a sua herança, entre muitas outras finalidades é de extrema importância obter uma avaliação da sua empresa.

Desta forma é importante conhecer os erros mais comuns que ocorrem durante uma avaliação de empresas.

Aqui estão alguns erros comuns:

1. Avaliador não perceber o negócio: Se o consultor não perceber o negócio que está a avaliar não poderá projetar as demonstrações financeiras corretamente. Perceber o negócio que se está a avaliar permite averiguar as necessidades de CAPEX e fundo de maneio e como estas se relacionam com a Demonstração de resultados, comportamento das margens face ao crescimento orgânico da empresa, relacionar a operação com os capitais permanentes e circulantes. Uma compreensão profunda não significa um número de pressupostos exaustivos, significa um entendimento funcional dos pressupostos utilizados.

2. Não ter em conta as obrigações financeiras: Calcular o valor de mercado dos ativos da empresa é apenas um passo intermédio, para apurar o valor de mercado dos Capitais próprios é necessário considerar as dividas existentes, tal como rúbricas especificas do passivo não corrente.

3. Ignorar as condições atuais do mercado: A avaliação de uma empresa reflete o desempenho passado e futuro, pelo que precisa de ser ajustada considerando fatores como tendências setoriais, concorrência local, evolução do segmento alvo e contexto macroeconómico e político.

4. Não utilizar do modelo de avaliação correto: Vários modelos de avaliação, tais como análise do fluxo de caixa descontado ou avaliação baseada em ativos, devem ser utilizados dependendo da indústria e do tipo de negócio avaliado. Escolher um modelo adequado fornece resultados corretos e uma valorização precisa.

5. Recolha e análise insuficiente de dados: Uma avaliação abrangente deve analisar os registos financeiros da empresa. Isto significa recolher informações atualizadas sobre o desempenho da empresa, tais como a sua rentabilidade, receitas, despesas, rácios de endividamento e base de clientes.

6. Avaliações executadas por um profissional não qualificado: Avaliações precisas de negócios requerem a experiência de um profissional qualificado. A tentativa de avaliar o negócio por si, ou de solicitar os serviços de técnicos de áreas semelhantes para o fazer, pode levar a erros no apuramento do valor da empresa.

7. Erros na Apresentação do Relatório de Avaliação: Mesmo que a avaliação seja efetuada corretamente, podem ocorrer erros durante a apresentação do relatório. Isto inclui não explicar e justificar adequadamente os pressupostos, não fornecer dados suficientes para os principais componentes da análise ou mesmo incluir informações desatualizadas.

Deve ser considerada a importância de um método e resultado preciso quando se trata de avaliações de negócios. Ao considerar os fatores acima mencionados, os empresários podem assegurar que as suas avaliações sejam tão precisas e fiáveis quanto possível.

Conclusão:

Ao compreender todos os fatores que influenciam uma avaliação – desde obrigações financeiras às condições atuais do mercado -leva valorização precisa da sua empresa. Com a ajuda de um profissional qualificado as empresas podem determinar com sucesso o seu valor e tomar decisões de investimento ou de venda.

As avaliações de empresas são um processo dispendioso e muitas vezes demorado. Por essa razão na ValuingTools fornecemos um serviço rápido e competitivo. Contacte-nos!

Faça agora uma simulação gratuita do seu negócio, para saber quanto vale a sua empresa: