O que é a análise DCF?

What-Is-DCF-Analysis-and-How-Can-It-Help-Value-a-Company-1024x726
Blog / Literacia Financeira

O que é a análise DCF?

De que forma este método pode contribuir para a avaliação uma empresa?

A análise DCF é um método de avaliação baseado na estimativa do valor atual dos fluxos de caixa futuros. Considera o risco e o potencial de crescimento do investimento para determinar uma avaliação precisa. Ao utilizar este método, pode comparar empresas ou investimentos e tomar melhores decisões.

Como funciona o Discounted Cash-Flow (DCF) ou Processo de Fluxo de Caixa Descontado?

O objetivo da análise DCF é calcular o valor de um investimento depois de ajustar o valor temporal do dinheiro.

O valor temporal do dinheiro pressupõe que um euro hoje é mais valioso do que um euro amanhã, porque este euro pode ser investido hoje. A análise DCF é útil numa análise de um investimento que produza fluxos de caixa no futuro.

A análise DCF envolve vários pressupostos:

 – Compreender o fluxo de caixa descontado de uma empresa: O fluxo de caixa descontado é o fluxo de caixa futuro estimado de uma empresa ajustado para o risco associado ao investimento da mesma.

 – Encontrar o seu valor terminal: O valor terminal estima o desempenho futuro de uma empresa para além do período explicito.

 – Criação de um múltiplo de saída: O múltiplo de saída é um fator usado para determinar quanto um investidor deve pagar pela empresa, ou investimento, com base no seu desempenho esperado.

Prós e contras da análise DCF:

Prós:

 – Avaliação intrínseca: Como o método DCF é baseado em fundamentos específicos à empresa, a avaliação implícita é determinada pela projeção de fluxos de caixa livres projetados (FCFs) da empresa e pelo custo de capital (ou seja, taxa de desconto). A precisão do DCF sobre o desempenho financeiro futuro é considerada academicamente rigorosa. Os fatores de avaliação subjacentes são objetivamente modelados, sejam eles os pressupostos relacionados com o crescimento das receitas, as margens operacionais e os fluxos de caixa livres, tornando a avaliação derivada do DCF mais sustentada e mais resiliente numa futura discussão de resultados.

 – Independência de mercado: A análise DCF é independente do mercado. O preço de negociação atual não afeta a avaliação final. O mercado pode estar incorreto na fixação dos preços de uma empresa. O DCF não é afetado por distorções temporárias do mercado e por preços incorretos dos valores mobiliários. Outra vantagem da abordagem DCF é que a avaliação é autónoma e não depende de transações semelhantes.

Contras:

 – Sensibilidade do DCF aos pressupostos: A principal desvantagem da abordagem do DCF é a sua dependência dos pressupostos, uma vez que pequenas alterações em pressupostos críticos podem afetar significativamente a avaliação. Como cada pressuposto impacta significativamente a avaliação da empresa, a precisão da avaliação está dependente das projeções financeiras. Este tipo de projeções é mais difícil de realizar quando estamos perante uma empresa com atividade recente.

 – A estrutura de capital é fixa: Uma das desvantagens da abordagem DCF é que a estrutura de capital da empresa é assumida como constante. As empresas tendem a aumentar a sua dependência do financiamento da dívida à medida que amadurecem gradualmente. No entanto, ter esse pressuposto sempre em consideração num DCF pode ser impraticável, especialmente porque o aumento da dependência da dívida não é um dado adquirido. Embora uma estrutura de capital ajustada possa ser assumida num modelo DCF baseado nos rácios D/CP de empresas maduras comparáveis.

Conclusão:

É importante compreender que a metodologia de avaliação DCF não é um conceito novo e é globalmente aceite.

Se é um investidor, a análise DCF pode ajudá-lo a tomar melhores decisões de investimento com base em informações precisas. Este método permite avaliar com precisão as empresas e aumentar as suas hipóteses de alcançar o sucesso financeiro!

Boa sorte!

Faça agora uma simulação gratuita do seu negócio, para saber quanto vale a sua empresa: