Os capitais próprios e a dívida. O que são? Quais as diferenças?

Os capitais próprios e a dívida. O que são Quais as diferenças
Blog / Literacia Financeira

Os capitais próprios e a dívida. O que são? Quais as diferenças?

Os capitais próprios de uma empresa representam os recursos financeiros investidos pelos proprietários ou acionistas. Os acionistas são a fonte de financiamento permanente da empresa e compreendem o capital social, as reservas, os lucros acumulados, prestações suplementares e acessórias. Os capitais refletem a parte da empresa que pertence aos proprietários, influenciam a sua saúde financeira e a sua capacidade de atrair investidores. Além disso, são utilizados para calcular indicadores financeiros e avaliar o desempenho e a rentabilidade da empresa.

A dívida de uma empresa é o montante que ela deve a instituições de créditos, resultante de empréstimos, financiamentos ou títulos de dívida. Pode ser de curto prazo (até um ano) ou de longo prazo (superiores a um ano). As empresas utilizam a dívida como forma de obter capital adicional para financiar as suas operações e investimentos, sem ter de abdicar do uppside inerente dos lucros gerados pela operação (em forma de dividendos ou apreciação do capital). Não obstante, é necessário cumprir com as responsabilidades de crédito, como pagamentos de juros e capital e, dentro dos prazos estabelecidos, cumprindo com os covenants de dívida impostos.

Os capitais próprios e a dívida são duas formas distintas de financiamento utilizadas por uma empresa. Estas são algumas diferenças entre elas:

Capitais próprios:

– Os capitais próprios representam os recursos financeiros investidos pelos proprietários ou acionistas da empresa.

– São a fonte de financiamento permanente da empresa e não têm um prazo específico de vencimento (salvo instrumentos específicos).

– São compostos pelo capital social, as reservas, os lucros acumulados, prestações suplementares e acessórias.

– Pertencem aos proprietários ou acionistas da empresa e representam a sua participação na empresa.

– Não requerem o pagamento de juros, mas estão sujeitos ao risco de perda caso a empresa tenha prejuízos.

– Influenciam a tomada de decisões estratégicas da empresa, pois os acionistas têm direito a voto e participação nos lucros.

Dívida:

– A dívida financeira refere-se ao montante de capital que a empresa deve a bancos e outras instituições financeiras.

– É uma fonte de financiamento temporária, com um prazo definido para pagamento, que pode ser de curto prazo (até um ano) ou de longo prazo (superior a um ano).

– Envolve a emissão de títulos de dívida, empréstimos ou outras formas de captação de recursos junto a credores financeiros externos.

– Implica o pagamento de juros aos credores dentro dos prazos estabelecidos.

– A dívida aumenta o risco financeiro da empresa, pois é necessário gerar fluxo de caixa suficiente para cumprir as obrigações de pagamento.

– Os credores não têm direito a voto ou participação nos lucros da empresa, apenas ao recebimento dos pagamentos devidos.

A ValuingTools avalia os capitais próprios das empresas inseridas em diferentes indústrias permitindo aos acionistas tomarem decisões informadas se devem levantar capital soube a forma de capitais próprios ou alheios.

Faça agora uma simulação gratuita do seu negócio, para saber quanto vale a sua empresa: