Como vender a sua empresa mais rápido?

Como-vender-a-sua-empresa-mais-rapido
Blog / Literacia Financeira

Como vender a sua empresa mais rápido?

É uma pergunta que muitos empresários fazem quando decidem colocar o seu negócio à venda “Como fazer para o processo se tornar mais rápido?”. A resposta, porém, não é simples, pois depende de vários fatores, como o tipo de empresa, o setor de atividade, o valor, o perfil dos compradores, a situação do mercado, entre outros.

De modo geral, podemos afirmar que o tempo médio para vender uma empresa é de 6 a 18 meses, mas este prazo pode variar bastante de acordo com o contexto. Alguns negócios podem ser vendidos em questão de semanas, enquanto outros podem levar anos para encontrar um comprador adequado.

Para ter um processo de venda mais célere, é importante que o empresário siga alguns passos, como:

 – Preparar a empresa para a venda:

> Saldar contas não operacionais e limpara a operação de gastos ou rendimentos não operacionais, para que as demonstrações financeiras reflitam a atividade produtiva da empresa.

 – Preparar a empresa para que esta seja um ativo e não um emprego:

> É importante que a empresa, antes de ser vendida, não apresente nenhum recurso humano insubstituível.

 – Avaliar a empresa:

> Obter uma avaliação de um consultor independente da empresa.

 – Documentos de marketing:

> Elaborar um Teaser confidencial que permita captar a atenção de compradores interessados.

> Elaborar um memorando de informações confidenciais, que apresente a empresa de forma clara e objetiva aos potenciais compradores, destacando as suas vantagens competitivas e as oportunidades de melhoria.

 – Divulgar a oportunidade:

> Divulgar a oportunidade de transação através dos canais adequados. Caso sejam transações de menor dimensão (inferior a 10M€) torna-se adequado fazer um listing através de marketplaces online e divulgação dentro da rede de investidores.

> Para transações de maior valor um listing não faz tanto sentido, o mais adequado é partir para uma negociação sem preço definido e captar, através de um processo de leilão por exemplo, o máximo valor possível, sabendo antemão o valor de mercado da empresa.

 – Contar com a ajuda de profissionais qualificados:

> Como consultores, advogados e contabilistas, que possam orientar o empresário durante todas as etapas do processo de venda, desde a preparação até a negociação e à conclusão do contrato.

 – Ser flexível:

> Dialogar com os interessados e procurar entender as suas necessidades e expectativas, e oferecer condições favoráveis para o negócio, como pagamentos faseados, earn-outs, etc.

Seguindo essas dicas, é possível reduzir o tempo de venda da sua empresa e aumentar as probabilidades de encontrar um comprador que valorize o seu negócio e dê continuidade ao seu projeto.

Na Valuingtools encontrará ajuda para avaliar, preparar e negociar a venda da sua empresa de forma rápida, segura e eficiente.

Faça agora uma simulação gratuita do seu negócio, para saber quanto vale a sua empresa: